No segundo jantar-tertúlia de 2024, em Fevereiro, a APG recebeu como oradora a sua associada, Mestre Marta Páscoa, que é a actual arquivista da Casa de Bragança. O tema da comunicação foi OS FOROS DA CASA DE BRAGANÇA COMO FONTE PARA A GENEALOGIA.
Na sua palestra, Marta Páscoa explicou o que eram os foros, quais as regiões sob jurisdição da Casa de Bragança para as quais existe documentação dos mesmos, com especial destaque para o Almoxarifado de Barcelos, e o historial dos foros no contexto da Casa de Bragança desde finais da Idade Média até ao século XX, apresentando exemplos práticos de como a persistência um foro na mesma família ao longo de séculos pode ser utilizada como um auxiliar precioso para indiciar, e em certos casos mesmo provar, parentescos entre indivíduos de diferentes gerações.
Este tema gerou grande curiosidade entre a assistência, em particular entre aqueles que viram alguns dos seus habituais territórios de pesquisa mencionados como abrangidos por esta documentação. Depois de uma animada troca de ideias, muitos dos presentes ficaram conscientes de que uma visita ao arquivo da Casa de Bragança, no Paço de Vila Viçosa, se poderá vir a revelar muito útil para as suas investigações.