O jantar-tertúlia da APG do mês de Junho realizou-se em local diferente do habitual, tendo a nossa Associação organizado este evento em parceria com o Círculo Eça de Queiroz, e por uma boa razão: o patrono daquela instituição foi tema da comunicação apresentada, O PARENTESCO ENTRE FERNANDO PESSOA E EÇA DE QUEIROZ, trabalho da Dra. Maria Manuela Pereira e do Doutor Rui Faísca Pereira.
O Presidente da APG, Dr. José Carlos Soares Machado, dirigiu algumas palavras introdutórias aos presentes, realçando a importância de a pesquisa genealógica ser efectuada com carácter científico, assim como o facto de o crescimento exponencial do número de antepassados com as gerações proporcionar a descoberta de ligações inesperadas como a do tema deste jantar.
Coube a Rui Faísca Pereira apresentar o resultado de investigação do parentesco entre Pessoa e Eça, já objecto de publicações na nossa revista Raízes & Memórias e de uma apresentação na conferência RootsTech.
Os presentes ficaram a conhecer os pormenores do parentesco, afinal duplo, entre aquelas duas grandes figuras das Letras portuguesas, assim como as biografias dos seus familiares em comum, das famílias Rolão, do Algarve, e Mimoso, de Tânger, e ligações a várias outras personalidades descendentes dessas mesmas famílias.
Também neste encontro, o nosso Confrade Eng. Ricardo Charters d’Azevedo ofereceu aos presentes exemplares da sua recente obra “De 25 a 25”, que aborda a história do período revolucionário de 1974-1975.