5.º ENCONTRO CULTURAL PAMPILHOSENSE: CENTENÁRIO DE D. EURICO DIAS NOGUEIRA É ASSINALADO NA SUA ALDEIA NATAL

5.º ENCONTRO CULTURAL PAMPILHOSENSE: CENTENÁRIO DE D. EURICO DIAS NOGUEIRA É ASSINALADO NA SUA ALDEIA NATAL

O Grupo dos Amigos do Património Pampilhosense (GAPP) e a Junta de Freguesia de Dornelas do Zêzere (JFDZ), com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra (CMPS), da Academia Portuguesa de “Ex-Líbris” (APEL) e da Associação Portuguesa de Genealogia (APG) realizou, a 13 de Julho, o 5.º Encontro Cultural Pampilhosense.

Este Encontro era para ter ocorrido em 2023, ano do centenário do nascimento de Dom Eurico Dias Nogueira (1923-2014), Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, mas devido ao súbito falecimento da Dra. Ana Paula Branco, valioso elemento do GAPP, nesse ano realizou-se antes uma homenagem a essa douta genealogista e regionalista.

Na parte da manhã, na sessão de abertura, tiveram a palavra o Dr. António Amaro Rosa, do GAPP, o Senhor Diamantino Gonçalves Isidoro, Presidente da JFDZ, o Doutor Rui Faísca Pereira, Secretário-Geral da Direcção da APG, e o Arq. Segismundo Ramires Pinto, Presidente do Conselho Fiscal da APEL, tendo justificado a sua ausência o actual Arcebispo de Braga, o qual mandou uma mensagem que foi lida.

Seguiram-se as duas primeiras intervenções no colóquio, tendo sido oradores o Dr. Nuno M. Barata-Figueira, membro do GAPP e Director da APG, que apresentou o tema «Dom Eurico Dias Nogueira: alguns aspectos da sua ascendência», e o Professor Doutor José Artur Duarte Nogueira, com o tema «D. Eurico Dias Nogueira: Homem de Deus e de intervenção Social».

Na parte da tarde, após almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Dornelas do Zêzere, foi a vez das duas intervenções da tarde. Primeiro o Professor Doutor Joaquim Eurico Nogueira, sobrinho, tal como o orador anterior, do homenageado, com o tema «A actividade regionalista de D. Eurico Dias Nogueira», e, por fim, o Arq. Segismundo Pinto, com o tema «D. Eurico Dias Nogueira: arte e memória».

Seguidamente, encerrou-se o colóquio com as palavras da Senhora Marisa Carvalho, do GAPP, do Senhor Joaquim Gonçalves Isidoro, Presidente da JFDZ, e da Dra. Alexandra Tomé, da CMPS.

Por fim, a convite de familiares de D. Eurico, foi feita uma visita à Casa da Amoreira, no centro de Dornelas do Zêzere, a qual data de 1755, e onde nasceu o homenageado.