No jantar-tertúlia de Junho foi a vez da Doutora Carla Vieira, investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, e coordenadora do projecto Western Sephardic Diaspora Roadmap, financiado pela Rothschild Foundation Hanadiv Europe, apresentar o TnT – TEMA na TERTÚLIA «WSD ROADMAP – UM ROTEIRO DE ARQUIVOS DA DIÁSPORA SEFARDITA AO SERVIÇO DA GENEALOGIA».
O jantar-tertúlia teve uma vez mais lugar no Restaurante do Hotel EUROSTARS das Letras, sendo que após o convívio inicial e da troca de descobertas entre os Confrades, passou-se ao jantar.
Por fim, a Doutora Carla Vieira apresentou o tema, no qual deu a conhecer as valências do WSD Roadmap para a pesquisa genealógica, levando-nos numa viagem pela história documental da diáspora sefardita. O Western Sephardic Diaspora Roadmap é um roteiro em acesso aberto que, actualmente, inclui dados relativos a mais de 500 colecções documentais. Além duma ferramenta essencial para estudantes e investigadores que desenvolvem pesquisa em torno da diáspora sefardita, o WSD Roadmap constitui igualmente um recurso electrónico de grande utilidade para genealogistas. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a rastrear informação arquivística sobre as diversas comunidades da diáspora sefardita ocidental, incluindo tipologias documentais que, por norma, constituem fontes preciosas para os estudos genealógicos, como testamentos, registos de circuncisões e enterros, contratos matrimoniais, documentação inquisitorial ou passaportes, por exemplo.
Por fim, o Dr. Nuno M. Barata-Figueira ofereceu um exemplar da última revista à Doutora Carla Vieira.