Jantar-Tertúlia de Janeiro com TnT: a fortuna e a tragédia do Barão de Porto de Mós

Jantar-Tertúlia de Janeiro com TnT: a fortuna e a tragédia do Barão de Porto de Mós

Para o primeiro jantar-tertúlia de 2025. a Associação Portuguesa de Genealogia escolheu como orador o Eng. Ricardo Charters-d’Azevedo, que apresentou A MORTE DO BARÃO DE PORTO DE MÓS.

Na sua apresentação, utilizando a mais moderna tecnologia digital, Ricardo Charters-d’Azevedo abordou o percurso de vida do seu parente Venâncio Pinto do Rego Ceia Trigueiros, a quem foi concedido o título de Barão de Porto de Mós, assim como as circunstâncias do fim trágico que o mesmo conheceu com o seu assassinato em 1867.

Foram destacados o seu invulgar casamento com D. Micaela Angélica da Guerra Pessanha Pombo, riquíssima viúva a respeito da qual subsistem dúvidas quanto à data de nascimento mas que era seguramente muito mais velha que o futuro barão, e o seu percurso político, que incluiu um período como Presidente do Tribunal de Contas de 1858 a 1864.

Ricardo Charters-d’Azevedo narrou ainda vários episódios curiosos que permitiram localizar mais documentação para esta investigação, como o processo judicial subsequente à morte do biografado e os apontamentos relativos ao cumprimento do seu testamento.

O orador teve a amabilidade de oferecer aos presentes, assim como à biblioteca da APG, cópias do livro que publicou sobre este tema.