Jantar-Tertúlia de Janeiro com TnT: D. Fernando II, alemão mas também português

Jantar-Tertúlia de Janeiro com TnT: D. Fernando II, alemão mas também português

A Associação Portuguesa de Genealogia deu início ao seu programa de jantares-tertúlia do ano de 2026 com uma apresentação dedicada à família do mais recente dos dois reis-consortes que Portugal conheceu: D. Fernando II, marido de D. Maria II, que ocupou o trono em meados do século XIX. Foi orador o Presidente da Direcção da APG, Dr. José Carlos Soares Machado, que apresentou OS PRÍNCIPES DE SAXE-COBURGO-GOTHA E A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA.

Soares Machado reeditou em Lisboa a apresentação que levara em Outubro passado ao Colóquio Internacional de Genealogia e Heráldica, realizado na histórica cidade alemã de Gotha, em que aprofundou as raízes portuguesas da bem conhecida família originária daquela cidade que ao longo do século XIX colocou os seus descendentes como monarcas em toda a Europa, Portugal incluído.

Como explicou o orador, e apesar de as alianças matrimoniais entre Portugal e a Alemanha não terem sido muito frequentes antes do século XIX, D. Fernando II estava mesmo assim ligado por muitas vias à Casa Real portuguesa, contando-se todos os seus bisavós entre a numerosíssima descendência documentada de D. Afonso Henriques, facto que muito surpreendeu a audiência internacional do Colóquio de Gotha.

Foi também abordado o papel de D. Fernando II como protector das artes, e nomeadamente o seu papel na defesa do património arquitectónico português.

Como complemento à habitual palestra, foi desta vez apresentado no final da sessão um conjunto de peças associadas a D. Fernando II pertencentes à colecção particular do Dr. Luís Mergulhão, a quem a APG agradece a iniciativa e as explicações que deu a uma audiência muito interessada no tema.