No jantar-tertúlia mensal de Novembro, a APG teve pela primeira vez a oportunidade de ter como participante, e como orador, o seu sócio e distinto genealogista Dr. Jorge Forjaz, que apresentou o tema TESTEMUNHO DE UM GENEALOGISTA PELO IMPÉRIO PORTUGUÊS.
![]()
Jorge Forjaz, autor cuja obra publicada é notável tanto em quantidade como em qualidade, respondeu ao desafio lançado no Colóquio Nacional de Genealogia do passado mês de Maio na sua cidade natal de Angra do Heroísmo e trouxe até Lisboa o seu relato de uma vida dedicada à Genealogia, e em particular às muitas regiões do mundo onde os portugueses se estabeleceram a partir do século XV.
![]()
Açores, Ceuta, Tânger, Macau, Índia, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau: todos estes territórios são tema de obras de Jorge Forjaz, muitas delas de dimensão enciclopédica, elaboradas na sua maioria em circunstâncias bem mais difíceis que as habituais numa pesquisa em Portugal continental, numa produção inesgotável a que em breve se acrescentará o estudo das famílias da Madeira e de Porto Santo.
![]()
Foi visível a satisfação do orador com o resultado do seu trabalho, que permite já hoje às gerações actuais, e permitirá ainda mais às futuras, a preservação da memória que de outro modo se poderia ter perdido.
![]()
