A convite da Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ), a APG marcou presença – fazendo-se representar pelo Professor Doutor José Barata de Castilho – na sessão ” As Coisas & As Palavras | Olhares sobre a reserva”, cujo tema apresentado foi «O Retrato do Bispo Dom João de Mendóça, Obra Romana de Vieira Lusitano?», que teve como orador o Dr. Pedro Rego, e que decorreu em Castelo Branco, no passado dia 25 de Novembro.
Nestas sessões, a SAMFTPJ, dá sempre a conhecer ao público uma pintura original que se encontra na reserva no Museu, organizando uma conferência a partir da mesma.
Desta vez foi-nos dado a conhecer o retrato de Dom João de Mendóça, Bispo da Guarda, que de acordo com o orador, foi “informadíssimo coleccionador e patrono das artes, como também um respeitado jus-canonista e reputado professor coimbrão“. Já sobre o quadro, o conferencista elucidou o público que o mesmo foi executado “pelo então jovem pintor Francisco Vieira de Matos, o Vieira Lusitano, de quem o Bispo era muito afecto, e do qual se terá tornado ainda mais próximo, depois do regresso do Marquês de Fontes a Portugal. Está hoje comprovada a amizade que unia D. João de Mendóça ao Marquês de Fontes, embaixador extraordinário em Roma, em cuja comitiva este aristocrata fez questão de integrar Vieira Lusitano, em vista de fomentar o apuramento do seu aprendizado junto das obras e dos mestres italianos.“.