A Primavera de 2025 iniciou-se em Portugal com condições meteorológicas desfavoráveis, mas tal não impediu a realização mais um jantar-tertúlia da Associação Portuguesa de Genealogia no Eurostars Hotel das Letras. Foi oradora a Prof. Doutora Maria de Lurdes Rosa, que apresentou AS POTENCIALIDADES DO PROJETO VINCULUM PARA OS ESTUDOS GENEALÓGICOS.
Maria de Lurdes Rosa, investigadora responsável do projecto VINCULUM, explicou como o mesmo se desenvolveu ao longo dos últimos cinco anos, e como o significativo financiamento do European Research Council obtido para a sua execução permitiu executar um ambicioso programa de identificação e estudo de mais de 7000 morgados e capelas existentes em Portugal e nos seus territórios ultramarinos, que chegou a envolver uma equipa de 10 investigadores, sendo seguidos os mais exigentes padrões de qualidade na análise e organização da informação disponível. Foi destacada a singularidade dos vínculos enquanto elemento característico das sociedades ibéricas, e a importância de se conhecer a forma como os mesmos as influenciaram.
Um aspecto importante deste projecto foi a sua grande abertura à sociedade, com colaboração da parte dos proprietários de imóveis e documentação associados aos antigos vínculos, a realização de iniciativas como o Vínculo do Mês, que contou com a colaboração de estudantes do Ensino Secundário, e numerosas referências na comunicação social, incluindo duas emissões do programa da RTP Visita Guiada.
O projecto VINCULUM está prestes a terminar, mas deixará um legado duradouro para os estudiosos da História e Genealogia em Portugal, incluindo vários livros que serão a partir de agora obras de referência e uma base de dados, a disponibilizar ao público nos próximos meses, contendo as referências e descrições de dezenas de milhares de documentos que serviram de base ao projecto.
A oradora sublinhou que, apesar do volume de trabalho efectuado, continua a existir um enorme volume de documentação não tratada em arquivos públicos e privados, pelo que haverá ainda muito por descobrir.