Para o último jantar-tertúlia antes da habitual pausa de Verão, a APG recebeu em Lisboa um visitante do Algarve. Foi orador o nosso Confrade Dr. Nuno Campos Inácio, que apresentou 20 ANOS DO PROJETO DE GENEALOGIA DO ALGARVE – DO SONHO À MATERIALIZAÇÃO.
Perante numerosa assistência e num estilo informal, Nuno Campos Inácio explicou como aquilo que começou por ser apenas uma pesquisa de raízes familiares iniciada em 2005 evoluiu gradualmente até atingir uma dimensão impressionante, reflectida nas bases de dados apoiadas por diversos municípios algarvios e publicamente acessíveis através do portal Genealogia do Algarve, das quais fez uma demonstração prática ao vivo.
Prosseguindo a sua exposição, o orador descreveu como um projecto inicialmente apenas digital deu origem aos “Levantamentos Enciclopédicos” que vêm sendo publicados sob a forma de livros de grande dimensão, traçando linhas familiares com informação exaustiva não só de registos paroquiais mas também de outras fontes como registos judiciais e militares. Registe-se o facto de Nuno Campos Inácio ter oferecido à APG vários destes volumes, que constituirão uma valiosa adição ao espólio da Associação.
O autor não deixou de abordar os desafios que se colocam a um projecto de tal magnitude, que já contém informação relativa a centenas de milhares de indivíduos, num total de mais de três milhões de dados.
Agradecemos a Nuno Campos Inácio a cedência das duas primeiras fotos utilizadas neste artigo.